terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Nem ordem ENEM progresso"


FINALMENTE achei uma matéria que acho DIGNA de entrar nesse blog. Não, eu não morri. Vaso ruim não quebra, no fim das contas. Voltei, reapareci, ressurgi das cinzas!


Não sei se todo mundo ficou sabendo, ou se passou em todos os jornais, mas ontem (meu aniversário de 18 anos!) houve uma passeata de muitos jovens (não foram só 200 como o noticiário tendencioso cisma em dizer. Foram BEM MAIS) no centro da cidade do Rio de Janeiro, reclamando sobre a FALTA DE ORGANIZAÇÃO do MEC, em relação ao novo ENEM.


Para quem não sabe, as provas do novo ENEM foram adiadas (iam acontecer no fim de semana que passou: 3 e 4 de Outubro) porque houve o vazamento das questões.

Nós não protestamos porque o ENEM foi ADIADO. O vazamento das questões foi apenas a GOTA D'ÁGUA de um copo que vem se enchendo desde que disseram que iam fazer essa modificação louca, mais ou menos no meio do outro semestre. Um descaso absurdo com os estudantes do terceiro ano de 2009 que passaram a vida toda estudando para uma espécie de vestibular e em cima da hora tem que mudar tudo!

NÃO SOMOS PALHAÇOS, NÃO SOMOS MARIONETES! Nós queremos ser ouvidos, ser vistos! Queremos opinar no que diz respeito a nossa vida, ao nosso futuro! Nós queremos mudança sim, mas queremos mudanças CONSCIENTES! Queremos as coisas bem feitas, DIGNAS. Queremos ORDEM e PROGRESSO!

E quem não está a nosso favor, não está vendo a causa do ângulo correto. Impossível que aceitem o fato da elite da juventude brasileira estar sendo manipulada e submetida a outorgação de um novo sistema de entrada em faculdades, sem nem mesmo ter sido consultada sobre o assunto. O futuro é nosso, no fim das contas. Quem está no meio da confusão toda, somos nós. Por vezes, mais perdidos que cego em tiroteio! O pouco caso que o MEC e o governo estão fazendo do terceiro anista de 2009 não está no gibi! O jovem brasileiro quer ser ouvido. E eu aposto que ele vai conseguir, mesmo que tenha que fazer um protesto por dia. Se é só desse jeito que o governo nos escuta, é assim que vai ser feito!

Chega de passividade. "ME Cansei de lero-lero". Tá na hora de todo estudante pintar a cara e se por na rua. Tá na hora de mudar, revolucionar tudo que a gente acha errado. Chega de deixar pra depois, de protelar. É agora ou nunca, ou vai ou racha.

É ASSIM QUE SE COMEÇA UMA REVOLUÇÃO!

Fica a dica.

Vídeos (que passaram na televisão - Globo) sobre o movimento:

[detalhe que eu apareci nos dois, mas relevemos]

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1330407-9099,00-PROTESTO+DE+ESTUDANTES+CONTRA+ADIAMENTO+DO+ENEM+ENGARRAFA+O+CENTRO.html

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1136483-7823-ESTUDANTES+PROTESTAM+NO+CENTRO+DO+RIO+CONTRA+ADIAMENTO+DO+ENEM,00.html


Um beijo grande da sumida (que sempre retorna),
Clara